ARTISTAS

Helena Johansson Lindell

SUÉCIA

 

Helena Johansson Lindell é uma artista e joalheria sueca que reside em Stocolmo, conhecida pelos seus trabalhos com uma perspectiva feminista, divertida e amigável, frequentemente feitos com materiais reciclados vindos de brinquedos antigos e outros artigos de plástico. Sua obras  já estiveram expostas pelo mundo, incluindo a Galeria Velvet da Vinci em São Francisco-USA, ATTA Galeria em Bankok-Tailândia e Schmuck Internationale Handwerksmess em Munich - Alemanha. Helena estudou Jewellery+Corpus em Konstfack University College of Arts, Craft & Design em Stocolmo, Suécia e ganhou o BA em Arte Visual de Olso National Academy of the Arts Arte em Norway.

Com atitude despretensiosa, uma preferência por coisas baratas e infantis, eu faço jóias. Eu luto contra estruturas hierárquicas que coletivamente estamos submersos: As ideias de que algumas coisas, alguns caminhos e algumas pessoas são melhores ou piores que as outras. Em meu trabalho eu tento abraçar os materiais, os métodos e as qualidades pessoais que a partir de uma perspectiva social, são consideradas classe baixa, baixo status ou mau gosto. Por possuir e ser essas coisas é a minha maneira de tentar repelir o preconceito que é resultado dessas hierarquias. Eu busco materiais em mercados populares e lojas de segunda mão, a maioria de plástico e as vezes de madeira - brinquedos e utensílios de cozinha. Corto eles e construo novas formas usando uma serra, cola e lima. Eu aprecio técnicas simples e repetitivas, e como elas criam espaço para a minha intuição. E eu adoro a intimidade que vem do uso de ferramentas manuais. A inspiração eu encontro nos próprios materiais.

Minha intenção é criar joias que afetem o corpo em vez do intelecto. Luxúria está sempre presente, seja como método ou como as formas se transformam em sensuais ou eróticas. Eu quero que o meu trabalho aflore um senso de permissão, que tudo é permitido e sem julgamento. E eu quero que o trabalho crie ondulações de brilho, diversão, ações e criações desinibidas no mundo.

© 2023 by Name of Template. Proudly created with Wix.com